ÁGUA HANUMAN

Mineral Multimilenar Hipertermal Multifuncional – Sem Trítio

A Água Hanuman é muito mais que um recurso natural – é um arquivo vivo da história geológica da Terra. Emergindo de falhas geológicas profundas da Chapada dos Veadeiros, sua jornada de 9.000 anos sob pressão e atrito com os mais diversas camadas de minerais – ouro, cristal de quartzo, berilo, ametista e outros encontrados na região – resultou numa composição excepcional: suas qualidades hidroquímicas revelam uma assinatura mineral única, com elementos vibracionais e memórias que a ciência convencional ainda tem dificuldade em qualificar. Multimilenar, ela é uma ponte líquida entre eras, preservada intocada em aquíferos desde os primórdios da civilização humana. Hipertermal, emerge a 42°C – temperatura que potencializa suas propriedades regenerativas e conta a história da geologia profunda da região. E multifuncional, transcende categorias: da saúde à tecnologia, da gastronomia à bioeconomia, é uma fonte de inovação e sustentabilidade. Esta água singular representa não apenas um patrimônio natural, mas um novo paradigma de valorização dos recursos da Terra.

Qualidades Hidroquímicas

A Assinatura Geológica da Água

Classificação e Rótulo de Embalagem da Água Hanuman

A legislação de águas do Brasil, para fins de envase de água mineral, impõe a obrigação de  coletas de águas em cada estação do ano. Assim, em face do Poço/Fonte Hanuman I, processo minerário ANM 860.360/2017, o Laboratório de Análise Mineral (LAMIN) da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), empresa governamental vinculada ao Ministério das Minas e Energia, e prestadora de serviços à ANM, promoveu quatro coletas de águas em 2023, uma em cada estação do ano.

Os resultados dessas coletas permitiram à ANM emitir os Pareceres n. 134/2023 e n. 78/2025, pelos quais oficialmente a água do Poço/Fonte Hanuman I declarada “apta para o envase e ingestão humana”, também obtendo o rótulo de envase com a classificação de “Água Mineral Fluoretada Hipertermal na Fonte”.

Essa classificação e rótulo segue ordenação do Código Brasileiro de Águas Minerais, de 1945 – um marco legal defasado frente aos avanços da ciência hidrogeoquímica. Assim, elementos funcionais, em concentrações naturais e estáveis, como bário, silício, lítio, estrôncio, zinco entre outros, que estão presentes na água da Fonte Hanuman I, não são declarados na rotulagem oficial.

Análises do Laboratório de Geoquímica da Universidade de Brasília – IG-UnB

A pesquisa orientada pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG-UnB) promoveu sete coletas de água na Jazida Hanuman, no período de 2018 a 2019, cujas amostras, para dez minerais, foram analisadas do Laboratório de Geoquímica da UnB. A análise para trítio foi realizada pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDNT (Belo Horizonte – MG), da Comissão de Energia Nuclear (CNEM), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A análise para datação por meio de radiocarbono (Carbono14) foi realizada pelo Laboratório Beta (Miami – FL-EUA).  

Trítio, Pureza e Singularidade

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos exponenciais, onde a busca por singularidades – fenômenos únicos que mudam paradigmas – está no centro das grandes transformações. 

Assim como visionários como Ray Kurzweil preveem uma Singularidade Tecnológica, a Água Hanuman representa uma singularidade em pureza no mundo hidrogeológico. Nascida de aquíferos profundos da Chapada dos Veadeiros, protegidos e isolados por mais de 9.000 anos, a Hanuman é uma água mineral hipertermal única, livre de trítio e dos contaminantes da era pós-industrial.

Desde a década de 1940, com os testes nucleares e acidentes como os de Chernobyl e Fukushima, o trítio — um isótopo radioativo do hidrogênio — entrou no ciclo global das águas. Marcas internacionalmente reconhecidas de água mineral também foram afetadas: estudos da Hirosaki University (2023) revelaram traços de trítio em 41 marcas de 23 países do hemisfério norte.

Água Hanuman é livre de trítio, microplásticos, agrotóxicos e metais pesados.

A singularidade da Água Hanuman é categórica, científica e revolucionária. Ela não compete no mercado existente – ela cria um mercado completamente novo.

Sua singularidade não é apenas marketing – é um novo padrão científico de excelência.

Multimilenar

A Água Que Nasceu do Tempo

A água da Jazida e Poço/Fonte Hanuman I é de uma pureza e qualidade incomparáveis, resultante de chuvas que caíram há mais de 9.000 anos na área onde é hoje o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado pela UNESCO, Patrimônio Natural da Humanidade.

Ao longo dos milênios, essa água infiltrou através de falhas e fraturas geológicas profundas, formadas há quase 2 bilhões de anos, percorrendo centenas de quilômetros no subsolo e atravessando as mais diversas camadas de minerais piezoelétricos, como cristais de quartzo, ametista, berilo, até emergir na Jazida com  42ºC e pH entre 7,2 e 8,16

Como um testemunho líquido do tempo, as águas da Jazida e Poço/Fonte Hanuman I carregam em sua essência a história geológica da Chapada dos Veadeiros. Estudos que, conduzidos pelo Serviço Geológico do Brasil e Universidade de Brasília revelam uma narrativa hídrica única e exclusiva no Planeta. Por isso essas águas logo ganharam o apelido de “águas diluvianas”, “termais diluvianas”, “minerais diluvianas”, por associação às chuvas dos dilúvios relatados nos épicos sumérios Gilgamesh e Atrahasis, nas mitologias gregas, nórdicas, ameríndias e de outros povos antigos do mundo. Sem esquecer, óbvio, o dilúvio anunciado a Noé e a sobrevivência na Arca, relatados na Bíblia.

Em face desses apelidos e dos resultados das análises hidroquímicas de coletas realizadas pelo LAMIN/CPRM/SGB e para os estudos acadêmicos e publicações do IG-UnB, o setor de marketing da Hanuman Minas Ltda classifica comercialmente e mercadologicamente a Água Hanuman como “Água Mineral Diluviana*, Hipertermal, Mineral Alcalina, Magnesiana, Fluoretada, Cloretada, Bárica, Litinada, Zincatada, Cálcica, Sulfatada, Silicatada, Sódica, Potássica, Estrôncica, Bicarbonatada e Hipertermal na Fonte + 21 oligoelementos”

Essas águas estabelecem uma ponte entre o passado geológico e o presente, oferecendo não apenas hidratação, mas uma conexão tangível com os ciclos naturais da Terra. Sua descoberta representa um marco científico, revelando um aquífero preservado que desafia o tempo.

A água mineral multimilenar hipertermal multifuncional da Jazida Hanuman, intacta, rica e equilibrada em sua essência e fluindo continuamente desde os primórdios da civilização humana, é um presente da Mãe Terra para multigerações.

Hipertermal

O Calor Que Regenera

Classificação das Fontes Termais no Código de Águas Brasileiro

O artigo 36, 2º (Decreto-Lei n.7.841/1945), classifica as fontes de águas quanto à temperatura, na seguinte escala:

I.Fontes frias, com temperatura inferior a 25º C

II. Fontes hipotermais, com temperatura entre 25 e 33º C

III. Fontes mesotermais, entre 33 e 36º C

IV. Fontes isotermais, entre 36 e 38º C

V. Fontes hipertermais, temperatura superior a 38º C

A Hanuman surge a 42°C — uma temperatura que potencializa sua ação mineralizante, e nos convida a:

Reconectar

com o pulso geotermal da terra

Revitalizar

o corpo através da termoterapia natural

Experienciar

o equilíbrio térmico original

O Projeto Jazida Hanuman vai além.

Multifuncional

Geodiversidade a Serviço do Desenvolvimento Sustentável

O Projeto Jazida Hanuman vai além. Ao longo de mais de uma década de estudos e requerimentos formalizados junto à ANM, foi estruturado um verdadeiro corredor hidrotermal sob domínio técnico, legal e territorial do grupo empreendedor.

As áreas atualmente sob autorização de pesquisa somam mais de 2.000 hectares distribuídos entre os municípios de Niquelândia, Colinas do Sul e Alto Paraíso de Goiás, compreendendo os três grupos hidroquímicos de águas surgentes identificados ao longo da Falha Geológica São Joaquim. Esse conjunto de áreas mapeadas forma um banco geotermal multigeracional, com potencial para desdobramentos industriais, terapêuticos, científicos e turísticos sustentáveis ao longo das próximas décadas.

Hanuman Minas Ltda
Água Hanuman – Mineral, Multimilenar, Hipertermal, Multifuncional – Sem Trítio
Chapada dos Veadeiros · Brasil Central

contato@hanumanwater.com
Niquelândia – Goiás – Brasil